O que são biofilmes?

• Estratégia de defesa de micro-organismos para sobrevivência em condições adversas: formação de uma comunidade complexa e estruturada de micro-organismos, envoltos por uma matriz extracelular de polissacarídeos, aderidos entre si a uma superfície ou interface.
Não existe uma definição exata de biofilme, porém existe um consenso de que ocorram duas etapas na formação dos biofilmes, sendo a 1ª etapa reversível e a 2ª etapa irreversível.

Adesão reversível:
– Interação inicial e fraca entre a bactéria e o substrato são facilmente removidas pela aplicação de forças mínimas
Adesão irreversível:
– Interações forte por EPS entre a bactéria e o substrato

Exopolissacarídeo (EPS) = material polimérico extracelular ou glicocálix

EPS é produzido pelos micro-organismos e são compostos por polissacarídeos, proteínas, ácidos nucleicos, lipídios, fosfolipídios e substâncias húmicas; protege as células contra estresses mecânico, irradiações, variações de temperatura, agentes químicos utilizados nos procedimentos de higienização, agentes antimicrobianos.

• Presença de poros e canais à circulação de água, presença de oxigênio e nutriente no interior do biofilme: permite a multiplicação de micro colônias.
• Micro-organismos aderidos são capazes de produzir mais EPS o que facilita a ancoragem de outras células e protegem a comunidade do ambiente.


Contato

Rua Fábia, 59 - Vila Romana

CEP: 05051-030 - São Paulo - SP

55 11 3677 2553

contato@tecam.com.br

Siga-nos

Tecam Laboratórios

Copyright © 2016 Tecam Laboratórios - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por: PWI WebStudio