O papel das abelhas

As abelhas desempenham um papel de grande relevância econômica e ambiental.

Além de oferecer mel, na busca por seu alimento, esses insetos garantem a preservação e a diversidade das espécies vegetais por meio da polinização.
Entre as abelhas produtoras de mel, a Apis mellifera é responsável por cerca de 90% da produtividade de frutos e sementes cultivados (abacate, café, caju, canola, girassol, laranja, manga maçã, melão, pêssego, entre outros) e, embora seja um animal benéfico, está altamente vulnerável nas áreas onde os agrotóxicos são aplicados.
Uma importante ferramenta de proteção, incorporada pelos órgãos regulamentadores, são os estudos ecotoxicológicos. Os testes de toxicidade com abelhas por via oral ou por contato, conduzidos aqui no TECAM, têm como objetivo avaliar a toxicidade dos agrotóxicos e outros agentes químicos para insetos polinizadores em geral. Além desses testes, a fim de atender uma nova regulamentação do IBAMA, o TECAM também está desenvolvendo testes de toxicidade com larvas de abelha para avaliar se essas substâncias causam algum efeito no desenvolvimento destes insetos.
Várias concentrações da amostra são preparadas e as abelhas (Apis mellifera) são expostas a estas soluções para que seja estimada uma concentração que causa letalidade a 50% do grupo de animais. Esta estimativa é um dos itens importantes para se avaliar o potencial de periculosidade ambiental do agrotóxico, permitir que este produto seja registrado pelos órgãos competentes e liberado para uso.

David Cachattori (Coordenador Ecotoxicologia)


Contato

Rua Fábia, 59 - Vila Romana

CEP: 05051-030 - São Paulo - SP

55 11 3677 2553

contato@tecam.com.br

Siga-nos

Tecam Laboratórios

Copyright © 2016 Tecam Laboratórios - Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por: PWI WebStudio